quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Lobo Mau, o PodCast e a Educação Musical



Antes do advento da TV as pessoas, principalmente as crianças, possuíam melhor aptidão para a escuta do que nos dias atuais. Ao ouvir o relato de um acontecimento, involuntariamente, o indivíduo esboçava em sua mente o cenário do fato.
As crianças adoravam aqueles bons contadores de histórias que sabiam descrever com riqueza de pormenores o contexto do causo que estava contando. O envolvimento era tamanho que provocava nas crianças efeitos emocionais de susto, de dó, de revolta, de tristeza e/ou de alegria.
Com a chegada do rádio, essa aptidão experimentou ganhos, vez que nesse veículo de comunicação era utilizada estratégia parecida com a dos bons contadores histórias e as oportunidades de escuta passaram a ser mais freqüentes.
A música nessa época foi muito beneficiada. As pessoas refinaram sua interação com as peças músicais ouvidas, passaram a captar as emoções de que estavam impregnadas, traços do meio e de época da composição.
Com a chegada da TV, aos poucos, a escuta passou a ter papel secundário. O telespectador encontrou maior comodidade para compreender o fato através da exibição de sua imagem. As pessoas agora não têm paciência para ouvir na ausência da imagem. Perderam o costume da escuta pura e simples. E isso é ruim para a música.
Voltando ao título desta matéria, não seria absurdo imaginar que a proliferação do uso do PodCast poderá restaurar o prazer da escuta e a capacidade de abstrair o cenário envolvente da oralidade. Dentro desse raciocínio a educação musical estaria recebendo de volta um de seus mais importantes ingredientes: aptidão para a escuta crítica.

Referências:

Lobo Mau contador de histórias. Disponível em:

http://www.portaldohumor.com.br/cont/img/imagens/743/Lobo-mau-contador-de-historias.html . Acesso em 01/06/2011.

PodCast. Disponível em: http://www.dreamstime.com. Acesso em 01/06/2011.

Um comentário:

  1. Olá Clarindo!
    Excelentes observações! Não dá pra numerar a importância dos contos,fábulas, histórias no universo infantil.
    A tecnologia vem para garantir cada vez mais, espaço para estimular a leitura, criatividade e oralidade.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir